terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Converter decimal para hexadecimal em java
Uma maneira bem simples de converter decimal para hexadecimal em java é utilizando a classe Integer do próprio java.
Sintaxe:
String resultado = Integer.toHexString(numero_conversao);
Onde:
resultado - valor já convertido.
Integer.toHexStrin
Exemplo:
public class Teste {
public static void main(String args[]) {
String hexNumber = toHex(412);
System.out.println("" + hexNumber);
}
public static String toHex(int numero) {
return Integer.toHexString(numero);
}
}
Saída:
19c
Marcadores:
converter,
decimal,
hexadecimal,
java
sábado, 12 de janeiro de 2019
Como saber a quantidade de linhas retornada em uma query sql
Resumo
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Para descobrir quantas linhas tem em uma determinada tabela podemos utilizar o palavar chave count.
Sintaxe:
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Onde:
nome_tabela - É o nome da tabela da qual terá as linhas contadas.
Exemplo 1:
SELECT count(*) FROM Pessoas
Nesse exemplo seria retornado o total de linhas que existe na tabela Pessoa
Caso seja necessário é possivel adicionar filtros para contar o total de itens de acordo com o mesmo.
Exemplo 2:
SELECT count(*) FROM Pessoas WHERE sexo='m'
Nesse caso seria retornado o total de acordo com o filtro.
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Para descobrir quantas linhas tem em uma determinada tabela podemos utilizar o palavar chave count.
Sintaxe:
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Onde:
nome_tabela - É o nome da tabela da qual terá as linhas contadas.
Exemplo 1:
SELECT count(*) FROM Pessoas
Nesse exemplo seria retornado o total de linhas que existe na tabela Pessoa
Caso seja necessário é possivel adicionar filtros para contar o total de itens de acordo com o mesmo.
Exemplo 2:
SELECT count(*) FROM Pessoas WHERE sexo='m'
Nesse caso seria retornado o total de acordo com o filtro.
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Como limitar a quantidade de resultados de um SELECT
Resumo:
SELECT CAMPOS FROM TABELA WHERE FILTRO LIMIT QUANTIDADE
Há momentos que precisamos limitar a quantidade de linhas que é retornado em uma consulta SQL, para isso utilizamos a palavra chave LIMIT na consulta em questão.
Sintaxe:
SELECT
CAMPOS
FROM
TABELA
WHERE
FILTRO
LIMIT QUANTIDADE
Onde:
LIMIT - Palavra chave
QUANTIDADE - Quantidade de linhas a ser retornada
Exemplo:
SELECT nome, rg FROM Pessoas WHERE id>30 LIMIT 10
Na consulta acima será retornado somente os dez primeiros itens de acordo com o filtro.
Marcadores:
banco de dados,
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sql,
where
domingo, 6 de janeiro de 2019
Diferença entre C e CE da calculadora
Quem nunca parou para pensar a diferença entre a tecla C e CE da calculadora. Pois bem vamos ver a diferença da maneira mais simples.
C - A tecla C ("Clear", limpar em inglês) simplesmente apaga todo o calculo feito posteriormente.
Exemplo:
Imagine que você está somando o valor de uma compra, de forma consecutiva.
2+4
+3
+1
Caso você aperte C será limpo todo registro. Nesse caso o resultado seria 2 caso adiciona-se +2.
CE - Já o CE ("Cancel Entry", cancela registro) simplesmente apaga o registro atual, sendo possivel continuar o calculo que está fazendo.
Exemplo:
Imagine que você está somando o valor de uma compra, de forma consecutiva, como no exemplo acima.
2+4
+3
+1
Caso você aperte CE será limpo somente o ultimo registro +1. Logo se você adicionar +2 o resultado seria 11 e não 2
C - A tecla C ("Clear", limpar em inglês) simplesmente apaga todo o calculo feito posteriormente.
Exemplo:
Imagine que você está somando o valor de uma compra, de forma consecutiva.
2+4
+3
+1
Caso você aperte C será limpo todo registro. Nesse caso o resultado seria 2 caso adiciona-se +2.
CE - Já o CE ("Cancel Entry", cancela registro) simplesmente apaga o registro atual, sendo possivel continuar o calculo que está fazendo.
Exemplo:
Imagine que você está somando o valor de uma compra, de forma consecutiva, como no exemplo acima.
2+4
+3
+1
Caso você aperte CE será limpo somente o ultimo registro +1. Logo se você adicionar +2 o resultado seria 11 e não 2
sexta-feira, 4 de janeiro de 2019
Como verificar se uma chave existe em um JSON
Para verificar se uma chave existe em um objeto json em java utilizamos o método has(string)
Sintaxe:
JSON_OBJETO.has("chave")
Onde:
Nesse caso o método retornar true caso exista a chave no objeto json e false caso não exista.
Sintaxe:
JSON_OBJETO.has("chave")
Onde:
- JSON_OBJETO - Objeto json que será verificado.
- chave - String que representa a chave a ser busca no objeto json
Nesse caso o método retornar true caso exista a chave no objeto json e false caso não exista.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Como fazer a saida do powershell ter mais que 80 carcteres
Para executar um scritp ou comando no powershell que necessite que o retorno do mesmo seja mais que 80 cacteres em uma unica linha pode ser um problema. Normalmente o resultado da execução de um comando é delimitado pelo tamanho da janela do powershell.
Exemplo:
Abaixo é possivel ver que foi adicionado três pontos (...) para demonstrar que tem mais informações nessa linha.
Abaixo é possivel ver que foi adicionado três pontos (...) para demonstrar que tem mais informações
Para resolver o problema e exibir todos os caracteres do comando basta utilizar o trecho de comando abaixo após o comando a ser executado.
Sintaxe:
COMANDO | out-string -Width TAMANHO
Onde:
COMANDO - Comando do qual será o resultado será exibido.
TAMANHO - Quantidade de caracteres a serem exibidos.
Abaixo é possível ver o mesmo comando acima com o limite de caracteres aumentado para 200
Exemplo:
Abaixo é possivel ver que foi adicionado três pontos (...) para demonstrar que tem mais informações nessa linha.
Abaixo é possivel ver que foi adicionado três pontos (...) para demonstrar que tem mais informações
Para resolver o problema e exibir todos os caracteres do comando basta utilizar o trecho de comando abaixo após o comando a ser executado.
Sintaxe:
COMANDO | out-string -Width TAMANHO
Onde:
COMANDO - Comando do qual será o resultado será exibido.
TAMANHO - Quantidade de caracteres a serem exibidos.
Abaixo é possível ver o mesmo comando acima com o limite de caracteres aumentado para 200
sábado, 15 de dezembro de 2018
Converter Data para String no postgresql
Sintaxe:
TO_CHAR(campo_data, 'formato')
Exemplo 1:
SELECT TO_CHAR(CURRENT_DATE,'YYYY')
Nesse exemplo a data será convertida para uma string contendo somente o ano. (Nesse exemplo a palavra chave CURRENT_DATE ela paga data atual do sistema, mas poderia ser uma coluna no formato data da sua tabela)
Exemplo 2:
SELECT TO_CHAR(CURRENT_DATE,'DD/MM/YYYY')
Nesse exemplo a data será convertida para uma string contendo somente o ano.
TO_CHAR(campo_data, 'formato')
Exemplo 1:
SELECT TO_CHAR(CURRENT_DATE,'YYYY')
Nesse exemplo a data será convertida para uma string contendo somente o ano. (Nesse exemplo a palavra chave CURRENT_DATE ela paga data atual do sistema, mas poderia ser uma coluna no formato data da sua tabela)
Exemplo 2:
SELECT TO_CHAR(CURRENT_DATE,'DD/MM/YYYY')
Nesse exemplo a data será convertida para uma string contendo somente o ano.
Marcadores:
convertendo,
converter,
data,
postgresql,
sql,
String
Pegar a data atual no postgresql
Sintaxe:
CURRENT_DATE
Exemplo:
SELECT CURRENT_DATE
Nesse exemplo é exibido a data atual.
Vale lembra que o parametro pode ser usados para filtros no WHERE.
Exemplo:
SELECT data, nome FROM alunos WHERE data > CURRENT_DATE
CURRENT_DATE
Exemplo:
SELECT CURRENT_DATE
Nesse exemplo é exibido a data atual.
Vale lembra que o parametro pode ser usados para filtros no WHERE.
Exemplo:
SELECT data, nome FROM alunos WHERE data > CURRENT_DATE
Marcadores:
atual,
current,
data,
Date,
postgresql
Convertendo string para data no postgresql
Sintaxe:
TO_DATE( cadeira_caracteres, 'FORMAT')
Exemplo:
SELECT TO_DATE('15122018', 'DDMMYYYY')
Nesse exemplo a data a string 15122018 será convertido para uma data.
TO_DATE( cadeira_caracteres, 'FORMAT')
Exemplo:
SELECT TO_DATE('15122018', 'DDMMYYYY')
Nesse exemplo a data a string 15122018 será convertido para uma data.
domingo, 2 de dezembro de 2018
Pegando informações de disco por linha de comando (cmd)
Uma maneira simples e rapida de pegar algumas informações do disco rigido através do cmd é utilizando o comando wmic diskdrive
Sintaxe:
wmic diskdrive
Sintaxe:
wmic diskdrive
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Programando em Go (Golang) - Map
table, th, td {
border: 1px solid black;
}
O mapa em golang assim como em outras linguagem é uma estrutura de dados onde é guardado um chave e um valor referente a mesma chave.
O valor zero do mapa é considerado nulo (nil) e sendo assim não é possível adicionar novas chaves e valores no mesmo.
nome_mapa = make (map[tipo_chave]tipo_valor)
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.
tipo_chave - Tipo de chave do mapa a ser criado
tipo_valor - Tipo do valor que será referenciado pela chave.
nome_mapa[nome_chave]=valor
nome_chave - Nome da chave referência do mapa
valor - Valor a ser referenciado pela chave.
nome_mapa[nome_chave]
nome_chave - Nome da chave referência do mapa
import "fmt"
func main(){
//Criação do mapa
m:=make(map[string]string)
//Adição de valores
m["nome"]="Mario"
m["cpf"]="333.213.333-35"
//Acesso a um valor
fmt.Println(m["cpf"])
}
Saída do programa acima:
Criação rapida (literal)
Para criarmos um mapa utilizamos a sintaxe abaixo:
nome_mapa = map[tipo_chave]tipo_valor{
chave_1:valor_1, chave_2:valor_2
}
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.
tipo_chave - Tipo de chave do mapa a ser criado
tipo_valor - Tipo do valor que será referenciado pela chave.
chave_1 - Nome da chave_1
valor_1 - Valor da chave_1
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main(){
//Criação do mapa
m:=map[string]string{"nome":"Mario", "cpf":"333.213.333-35"}
//Acesso a um valor
fmt.Println(m["cpf"])
}
Deletando um valor do mapa
Para deletar um valor do mapa utilizamos a função delete
Sintaxe:
delete(nome_mapa,chave)
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ter um item deletado
chave - Nome da chave a ser deletada.
Abaixo é possível ver o resultado da execução do programa acima:
Exemplo:
O valor zero do mapa é considerado nulo (nil) e sendo assim não é possível adicionar novas chaves e valores no mesmo.
Criação de um mapa
Para criarmos um mapa utilizamos a sintaxe abaixo:nome_mapa = make (map[tipo_chave]tipo_valor)
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.
tipo_chave - Tipo de chave do mapa a ser criado
tipo_valor - Tipo do valor que será referenciado pela chave.
Adição de valores
Para adicionar um valor a um mapa basta utilizar a sintaxe:nome_mapa[nome_chave]=valor
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.nome_chave - Nome da chave referência do mapa
valor - Valor a ser referenciado pela chave.
Acesso a um valor
Para acessarmos o conteúdo de uma chave do mapa basta utilizar a sintaxe abaido:nome_mapa[nome_chave]
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.nome_chave - Nome da chave referência do mapa
Exemplo:
package mainimport "fmt"
func main(){
//Criação do mapa
m:=make(map[string]string)
//Adição de valores
m["nome"]="Mario"
m["cpf"]="333.213.333-35"
//Acesso a um valor
fmt.Println(m["cpf"])
}
Saída do programa acima:
Criação rapida (literal)
Para criarmos um mapa utilizamos a sintaxe abaixo:
nome_mapa = map[tipo_chave]tipo_valor{
chave_1:valor_1, chave_2:valor_2
}
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ser criado.
tipo_chave - Tipo de chave do mapa a ser criado
tipo_valor - Tipo do valor que será referenciado pela chave.
chave_1 - Nome da chave_1
valor_1 - Valor da chave_1
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main(){
//Criação do mapa
m:=map[string]string{"nome":"Mario", "cpf":"333.213.333-35"}
//Acesso a um valor
fmt.Println(m["cpf"])
}
Deletando um valor do mapa
Para deletar um valor do mapa utilizamos a função delete
Sintaxe:
delete(nome_mapa,chave)
Onde:
nome_mapa - Nome do mapa a ter um item deletado
chave - Nome da chave a ser deletada.
Verificação de existência chave
Há caso que é necessário verificar se um elemento existe em um determinado mapa para isso usa sintaxe abaixo:
valor,verificador=nome_mapa[chave]
Onde:
valor - Valor da chave referenciado pela chave
verificador - Nome da variável que receberá o valor true (existe elemento) ou false (não existe o elemento)
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main(){
//Criação do mapa
m:=map[string]string{"nome":"Mario", "cpf":"333.213.333-35"}
//Acesso a um valor
fmt.Println(m["cpf"])
//Verificação da existencia do elemento
valor,ok := m["cpf"]
fmt.Println("O elemento[cpf] valor= ",valor," existe ? ",ok)
//Remoção da chave cpf
delete(m,"cpf")
//Verificação da existencia do elemento
valor,ok = m["cpf"]
fmt.Println("O elemento[cpf] valor= ",valor," existe ? ",ok)
}
Abaixo é possível ver o resultado da execução do programa acima:
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sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Finalizando um aplicação go
os.Exit(3)
Há momentos que é necessário finalizar uma aplicação por algum motivo qualquer. Em golang utilizamos o método Exit da classe os.
Sintaxe:
os.Exit(codigo)
Onde:
codigo - Código para termino (exemplo:3)
Exemplo:
O programa abaixo finaliza o programa antes de executar o comando defer.
package main
import (
"os"
"fmt"
)
func main (){
fmt.Println("Inicio\n")
defer fmt.Println("\nFim\n")
os.Exit(3)
}
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Programando em Go (Golang) - Slice part 2
Adicionando itens a um slice
Para adicionar um novo item a um slice utilizamos a função append. A função append recebe com parâmetro slice, e o valor que será adicionado ao mesmo, sendo que é possível passar mais que um parâmetro de valor para o slice.
Sintaxe:
append (slice,valor,...,valor_n)Onde
slice - Nome do slide a ser atribuído.
valor,...,valor_n - Valores a serem adicionado ao slice
Exemplo:
No exemplo abaixo vemos dois exemplos onde é possível ver adição de itens a um determinado slice.
package main
import ( "fmt")
func main (){
var sliceNomes []string
fmt.Printf("\n Total de itens no slice é : %d",len(sliceNomes))
//No exemplo abaixo é adicionado um item ao slice sliceNomes
sliceNomes=append(sliceNomes,"Maria")
fmt.Printf("\n Total de itens no slice é : %d",len(sliceNomes))
//No exemplo abaixo é adicionado três itens ao slice sliceNomes
sliceNomes= append(sliceNomes,"John", "Dany", "Sansa")
fmt.Printf("\n Total de itens no slice é : %d",len(sliceNomes))
}
Abaixo é possível ver o resultado da execução do programa acima no powershell (pode escolher o cmd também)..
Range
O range é comando utilizado para acessar de maneira mais simples e rápida os valores de um slice em um laço for.
Quando utilizamos o range é tornado para o programador dois valores: um int e outro do tipo de dado de seu slice, abaixo é possível ver essa ação na sintaxe e exemplo abaixo.
Sintaxe:
for contador,valor :range slice{
/...Ações a serem tomadas
}
Onde:
contador - Variável do contador do laço.
valor - Contido na posição explicitada pelo contador dentro do slice.
slice - Slice a ser percorrido
Exemplo:
package main
import "fmt"
var nomes = []string{"Bruce", "Tony","Pietro", "Vanda", "Logan", "Wade"}
func main() {
for i, v := range nomes{
fmt.Printf("[%d] = %s\n", i, v)
}
}
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quinta-feira, 4 de outubro de 2018
Pegar o nome do usuário logado com linha de comando
Existem várias maneiras de se obter o usuário no qual você está logado no sistema, para isso apresentaremos algumas maneira abaixo utilizando powerShell e cmd.
Power Shell
Get-WMIObject -class Win32_ComputerSystem | select username
Sintaxe:
whoami
Sintaxe:
query user
Power Shell
Get-WMIObject -class Win32_ComputerSystem | select username
Prompt de comando cmd
Utilizando o prompt (cmd) basta abrir o mesmo executar os comandos dos topicos abaixo.
Através do comando whoami
Através do whoami é obtido somente o nome do usuário.
Sintaxe:
whoami
Através do comando query user
Através do query user são obtidos mais informações como: nome da sessão (SessionName) e hora de logon.Sintaxe:
query user
domingo, 30 de setembro de 2018
Programando em Go (Golang) - Slice part 1
O Slice é um array sem tamano fixo. O Slice quando criado é especificado a quantidade de itens que o mesmo tem, não a quantidade maxima que poderá ter como acontece com o array. Abaixo é possível ver a sintaxe básica para criação de um slice.
Abaixo é possível ver a saída do programa acima:
É possível criar slice com a omissão dos inicio e de fim:
Um slice pode literal é como um array sem tamanho
nome:=[]tipo{va1,val2,..,valn}
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
nSliceLiteral := []int{1,2,3,4,5,6,7,8}
fmt.Println("Numeros ",nSliceLiteral)
}
Saber o tamanho do slice.
len(slice)
Para saber a capacidade de um slice utilizamos o método cap(s)
cap(slice)
Sintaxe:
nome[inicio:fim]Onde:
- nome - Nome do slice
- inicio - Índice Valor inicial do slice
- fim - Índice do valor final do slince
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
numeros := [8]int{1,2,3,4,5,6,7,8}
selecao:=numeros[1:4]
fmt.Println("Numeros ",numeros)
fmt.Println("Selecao: ",selecao)
}
Neste exemplo é criado um slice que contém os valores 2,3,4 ou seja ele pegou os valores do índice 1 até o índice 4. Abaixo é possível visualizar o resultado da execução do programa acima.
Um slice não guarda nenhum tipo de dado ele apenas guarda uma parte do array, ou seja se o array for modificado o valor do mesmo também será alterado. Vide o exemplo abaixo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
numeros := [8]int{1,2,3,4,5,6,7,8}
selecao:=numeros[1:4]
fmt.Println("Numeros ",numeros)
fmt.Println("Selecao: ",selecao)
fmt.Println("Alteração do valor do índice 2 para 44")
numeros[2]=44 //Nesse trecho é alterado o valor da posição 2 de 3 //para 44
fmt.Println("Numeros ",numeros)
fmt.Println("Selecao: ",selecao)
}
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
numeros := [8]int{1,2,3,4,5,6,7,8}
selecao:=numeros[1:4]
fmt.Println("Numeros ",numeros)
fmt.Println("Selecao: ",selecao)
fmt.Println("Alteração do valor do índice 2 para 44")
fmt.Println("Numeros ",numeros)
fmt.Println("Selecao: ",selecao)
}
Abaixo é possível ver a saída do programa acima:
Slice Incompletos
É possível criar slice com a omissão dos inicio e de fim:
Exemplos:
- nome[1:10] - Slice com todos os parâmetros
- nome[:10] - Slice com apenas o parâmetro de fim.
- nome[1:] - Slice com apenas o parâmetro de inicio.
- nome[:] - Slice sem ambos os parâmetros.
Slice literal
Um slice pode literal é como um array sem tamanho
Sintaxe:
nome:=[]tipo{va1,val2,..,valn}
Onde:
- nome - Nome do slice
- tipo - Tipo do slice
- va1,val2,..,valn - Valores
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
nSliceLiteral := []int{1,2,3,4,5,6,7,8}
fmt.Println("Numeros ",nSliceLiteral)
}
Slice: tamanho e capacidade
É possível verificar o tamanho e a capacidade de um slice atraves dos métodos len(s) e cap(s).Saber o tamanho do slice.
Sintaxe:
len(slice)
Onde:
- slice - Nome do slice do qual será verificado o tamanho.
Para saber a capacidade de um slice utilizamos o método cap(s)
Sintaxe:
cap(slice)
Onde:
- slice - Nome do slice do qual será verificado o tamanho.
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
array := [8]int{1,2,3,4,5,6,7,8}
sl:=array[0:3]
fmt.Println("Numeros ",sl)
fmt.Printf("Tamanho: %d Capacidade: %d",len(sl),cap(sl))
}
Slice com make
É possível criar um slice com metodo make , essa é uma maneira de criar um array dinamico.
Criando slice com tamanho e make
Sintaxe :
s := make([] tipo, tamanho)
Onde:
- s - Nome do slice.
- tipo - Tipo do slice.
- tamanho - Tamanho do slice.
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
sl:= make([]int,2)
fmt.Println("Numeros ",sl)
fmt.Printf("Tamanho: %d Capacidade: %d",len(sl),cap(sl))
}
Criando slice com tamanho e capaciade através do make
Sintaxe :
s := make([] tipo, tamanho,capacidade)
Onde:
- s - Nome do slice.
- tipo - Tipo do slice.
- tamanho - Tamanho do slice.
- capacidade - Capacidade do slice.
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
)
func main (){
sl:= make([]int,2,5)
fmt.Println("Numeros ",sl)
fmt.Printf("Tamanho: %d Capacidade: %d",len(sl),cap(sl))
}
Saída do programa acima:
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Como pegar o mac de computadores na rede
Caso seja necessário algum dia que seja pego o mac dos computadores em uma rede, basta utilizar o comando arp. Vale lembrar que é necessário abrir o powershell ou o cmd para executar o comando.cd
MAC de todos computadores de uma rede
Sintaxe:
arp -a
MAC de um IP especifico
Para obter o mac de um determinado IP basta utilizar a sintaxe abaixo:
Sintaxe:
arp -a IP
Onde:
IP - O IP propriamente dito (ex: 10.10.20.1 , 192.168.0.1)
Exemplo:
arp -a 192.168.0.12
Pegando MAC do PC
O comando para pegar o mac do proprio pc é getmac
Sintaxe
getmac
Programando em Go (Golang) - Arrays
Um array (arranjo) é um estrutura de dados onde é armazenado uma quantidade definida de valores e que podem serem acessados através de um índice.
Sintaxe:
var nome[tamanho] tipo
Onde:
- nome - Nome de variável array
- tamanho - Tamanho do array
- tipo - Tipo do array
No exemplo abaixo é criado um array de string com dez posições.
Exemplo 1:
var nomes[10]string
Iniciando array com valores
É possível inicializar um array já com seus devidos valores
Sintaxe:
nome := [tamanho]tipo{valor1,valor2,valorn}
Onde:
- nome - Nome do array.
- tamanho - Tamanho do Array
- valor1,valor2,valorn - Valores do array, lembrando que a quantidade de valor é a mesma citada no campo tamanho.
Exemplo:
idades :=[3]int{12,21,30}
Setar valor a uma posição especifica
É possível setar um valor para uma posição especifica de seu array para isso basta utilizar a sintaxe abaixo:
Sintaxe:
array[posicao]=valor
Onde:
array - Nome do array do qual terá um valor alterado.
posição - Posição no qual o valor será modificado.
valor - Valor a ser inserido na posição indicada pelo campo posição
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main() {
var nomes [2]string
nomes[0] = "Mario"
nomes[1] = "Joaquim"
fmt.Println(nomes[0], nomes[1])
}
Acessando o valor de uma posição do array
Para pegar o valor de uma determinada posição do array basta usar a sintaxe abaixo:
Sintaxe:
array[posição]
Onde:
- array - nome do array a ter uma posição acessada.
- posição - Posição a ser acessada.
Exemplo:
Abaixo é possível ver um exemplo ver o acesso ao array, nos campos: nomes[0], nomes[1]
package main
import "fmt"
func main() {
var nomes [2]string
nomes[0] = "Mario"
nomes[1] = "Joaquim"
fmt.Println(nomes[0], nomes[1])
}
0
Onservaçõe Finais
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Programando em Go (Golang) - Estruturas Struct
Uma estrutura é uma coleção de campos.
Sintaxe:
type nome_estrutura struct {
var_1 tipo_1
var_2 tipo_2
...
var_n tipo_n
}
Onde:
Uma maneira bem simples de iniciar uma estrutura e passar os valores para mesma através da sintaxe abaixo(nesse exemplo assumintos a estrutura acima:
nome_estrutura{valor1,valor2,..valorn}
Onde:
Onde:
Exemplo.
package main
import "fmt"
type Pessoa struct {
nome string
cpf string
idade int
}
func main() {
fmt.Println(Pessoa{"Nosbor", "392.231.334-40", 21})
}
Sintaxe:
type nome_estrutura struct {
var_1 tipo_1
var_2 tipo_2
...
var_n tipo_n
}
Onde:
- nome_estrutura - Nome da estrutura.
- var_1, var_2,var_n - Nome dos campos(váriveis) contidas na estrutura.
- tipo_1,tipo_2,tipo_n - Tipo da var_1,var_2,var_n
Uma maneira bem simples de iniciar uma estrutura e passar os valores para mesma através da sintaxe abaixo(nesse exemplo assumintos a estrutura acima:
nome_estrutura{valor1,valor2,..valorn}
Onde:
- nome_estrutura- Nome da estrutura.
- valor1 - Valor a ser adionado em var_1.
- valor2 - Valor a ser adionado em var_2.
- valorn - Valor a ser adionado em var_n.
Onde:
Exemplo.
package main
import "fmt"
type Pessoa struct {
nome string
cpf string
idade int
}
func main() {
fmt.Println(Pessoa{"Nosbor", "392.231.334-40", 21})
}
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segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Programando em Go (Golang) - Ponteiros (pointer)
Assim como em linguagens como C, C++ e Pascal, dente outras, Go também suporte para ponteiros.
import "fmt"
func main() {
nome := "Julho"
ponteiro := &nome
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
}
package main
import "fmt"
func main() {
nome := "Julho"
ponteiro := &nome
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
*ponteiro="Maria"
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
}
A principal função de um ponteiro é apontar para um endereço de memoria, que no caso contém o valor de uma determinada variável.
Sintaxe:
nome_ponteiro *tipo_variavel
Onde:
- nome_ponteiro - Nome do ponteiro
- *tipo_variavel - Tipo do ponteiro.
O operador & gerar um ponteiro para seu operando
Sintaxe:
variavel := valor
ponteiro = &variavel
Onde:
- variavel - variavel(nesse caso operando) para qual o ponteiro apontará o local da memoria.
- valor - Valor a ser alocado na memória.
- ponteiro - Nome do ponteiro a ser utilizado
- &variavel - Nesse trecho é feito a referência de memoria da variavel ao ponteiro através do &.
Exemplo 1:
package main
import "fmt"
func main() {
nome := "Julho"
ponteiro := &nome
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
}
Caso você queira desrreferência um ponteiro basta setar o valor no mesmo através da sintaxe abaixo:
Sintaxe:
*ponteiro = valor
Onde:
ponteiro - Nome do ponteiro que será desrreferênciado.
valor - Novo valor do ponteiro.
Exemplo 2:
package main
import "fmt"
func main() {
nome := "Julho"
ponteiro := &nome
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
*ponteiro="Maria"
fmt.Printf("Menu nome é %s",*ponteiro)
}
Ai vem a dúvida por que usar um ponteiro ?
A resposta é simples você deseja que usar a referencia de uma valor de uma determinada variavel e não o valor em si.
domingo, 23 de setembro de 2018
Programando em Go (Golang) - Defer
A palavra chave defer faz com que uma determinada ação deseja executada somente no final da funçao no caso do retorno.
Sintaxe:
defer ação
Onde:
açao - Ação a ser tomada
Exemplo: No exemplo abaixo a exibição do string mundo só será exibida o final da função.
package main
import "fmt"
func main() {
defer fmt.Println("mundo")
fmt.Println("Olá ")
}
Saida do programa acima.
Vale lembra que pode ser usar mais de um defer dentro de uma função onde se segue o logica "o ultimo a ser executado é o primeiro a ser exibido"
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main() {
for i:=0;i<10 font="" i="">10>
defer fmt.Printf("\n %d * %d = %d",i,2,i*2)
}
}
Sáida:
Sintaxe:
defer ação
Onde:
açao - Ação a ser tomada
Exemplo: No exemplo abaixo a exibição do string mundo só será exibida o final da função.
package main
import "fmt"
func main() {
defer fmt.Println("mundo")
fmt.Println("Olá ")
}
Saida do programa acima.
Vale lembra que pode ser usar mais de um defer dentro de uma função onde se segue o logica "o ultimo a ser executado é o primeiro a ser exibido"
Exemplo:
package main
import "fmt"
func main() {
for i:=0;i<10 font="" i="">10>
defer fmt.Printf("\n %d * %d = %d",i,2,i*2)
}
}
Sáida:
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