Para deixa todas as letras de uma String em caixa alta, utilizamos o método toUpperCase() da propria classe String.
Sintaxe:
String stringX = stringY.toUpperCase();
Onde:
stringX - String na qual será atribuído o valor da nova String.
stringY - String que receberá as alterações
Exemplo:
public class UpperString{
public static void main(String args[]){
String nome = " Hoje tem um LIndo Sol ";
System.out.println(" String original: |"+nome+"|");
nome = nome.toUpperCase();
System.out.println(" String upper(): |"+nome+"|");
}
}
terça-feira, 14 de maio de 2019
Como deixar todas letras da string maiuscula(caixa alta)
Marcadores:
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java,
String,
upper
Como remover os espaços em branco do começo e fim de uma string em java
Para remover os espaços em branco do começo e fim de uma String utilizamos o método trim() da propria classe String.
Sintaxe:
String stringX = stringY.trim();
Onde:
stringX - String na qual será atribuído o valor da nova String sem espaços em branco nas extremidades.
stringY - String que terá os espaços em branco removido das extremidades.
Exemplo:
public class TrimString{
public static void main(String args[]){
String nome = " Mario de Andrade ";
System.out.println(" Nome com espaco no comeco e fim.: |"+nome+"|");
nome = nome.trim();
System.out.println(" Nome sem espaco no comeco e fim.: |"+nome+"|");
}
}
Saída:
Sintaxe:
String stringX = stringY.trim();
Onde:
stringX - String na qual será atribuído o valor da nova String sem espaços em branco nas extremidades.
stringY - String que terá os espaços em branco removido das extremidades.
Exemplo:
public class TrimString{
public static void main(String args[]){
String nome = " Mario de Andrade ";
System.out.println(" Nome com espaco no comeco e fim.: |"+nome+"|");
nome = nome.trim();
System.out.println(" Nome sem espaco no comeco e fim.: |"+nome+"|");
}
}
Saída:
domingo, 12 de maio de 2019
Como bloquear a tela do windows por linha de comando e interface gráfica
Nesse post será explicado duas maneiras simples de bloquear a tela do windows, uma mais simples por combinação teclas e outra mais interessante por linha de comando.
Para bloquear a tela do Windows basta apertar as teclas:
win + L
Para bloquear por linha de comando basta abri o prompt e utilizar o comando abaixo:
rundll32.exe user32.dll,LockWorkStation
1. Bloqueio por modo gráfico
Para bloquear a tela do Windows basta apertar as teclas:
win + L
2. Bloquei por linha de comando
Para bloquear por linha de comando basta abri o prompt e utilizar o comando abaixo:
rundll32.exe user32.dll,LockWorkStation
sábado, 11 de maio de 2019
Concatenação de String de forma eficiente em Golang (Go)
Existem algumas maneiras de concatenar strings em Golang, porém a mais prática e rapida é com a utilização do tipo Buffer que fica dentro da classe bytes.
O Buffer pode ser visto em go com uma espécie de StringBuffer em Java.
Exemplo:
package main
import ("fmt"
"bytes")
func main(){
var buf bytes.Buffer
buf.WriteString("Menu nome é ")
buf.WriteString("John")
result := buf.String()
fmt.Println(result)
}
Onde:
O Buffer pode ser visto em go com uma espécie de StringBuffer em Java.
Exemplo:
package main
import ("fmt"
"bytes")
func main(){
var buf bytes.Buffer
buf.WriteString("Menu nome é ")
buf.WriteString("John")
result := buf.String()
fmt.Println(result)
}
Onde:
- var buf bytes.Buffer - Declaração da várivel tipo Buffer.
- buf.WriteString("Menu nome é ")
- result := buf.String() - Obtenção da String já concatenada.
sexta-feira, 10 de maio de 2019
Concatenando String de forma eficiênte em java
Há momentos que é necessário concatenar ("juntar") uma grande quantidade de Strings em java isso pode ser feito dentre as maneiras simples as duas listadas abaixo:
String x = stringY+stringZ;
...
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto=texto+" Teste "+i;
}
}10000>
String x = stringY.concat(stringZ);
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto=texto.concat(" Teste "+i);
}
}10000>
Ambas maneiras são validas, porém quando é necessário juntar uma grande quantidade de Strings essas maneiras se tornam defasadas. Para tiramos melhor aproveito uma ótima saída é utilizar a classe StringBuilder.
Sintaxe:
StringBuilder nome = new StringBuilder();
nome.append(string);
Onde:
nome.append(String); - Método para concatenação da string.
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
StringBuilder texto=new StringBuilder();
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto.append("Teste "+i);
}
}10000>
Comparativo
Abaixo é possível ver uma classe que faz a comparação entre os tipos de concatenação acima.
public class Teste {
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
long inicio = System.nanoTime();
long diferenca;
//**********************************************
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto = texto+"Teste "+i;
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom soma +");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto.length());
inicio = System.nanoTime();
texto="";
//**********************************************
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto = texto.concat("Teste "+i);
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom concat");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto.length());
//**********************************************
StringBuilder texto2=new StringBuilder();
inicio = System.nanoTime();
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto2.append("Teste "+i);
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom StringBuilder");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto2.toString().length());
}
}10000>10000>10000>
Saída:
Com soma +
Tempo: 293225120 ns
Tamano: 98898 ns
Com concat
Tempo: 23470066971 ns
Tamano: 98890 ns
Com StringBuilder
Tempo: 4156625 ns
Tamano: 98890 ns
Como foi possível ver o método com StringBuilder é muito mais rápido do que as outras maneiras.
Pela junção com o operador mais +
...String x = stringY+stringZ;
...
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto=texto+" Teste "+i;
}
}10000>
Pelo método concat da própria classe String
String x = stringY.concat(stringZ);
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto=texto.concat(" Teste "+i);
}
}10000>
Ambas maneiras são validas, porém quando é necessário juntar uma grande quantidade de Strings essas maneiras se tornam defasadas. Para tiramos melhor aproveito uma ótima saída é utilizar a classe StringBuilder.
Sintaxe:
StringBuilder nome = new StringBuilder();
nome.append(string);
Onde:
nome.append(String); - Método para concatenação da string.
Exemplo:
public static void main(String args[]) {
StringBuilder texto=new StringBuilder();
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto.append("Teste "+i);
}
}10000>
Comparativo
Abaixo é possível ver uma classe que faz a comparação entre os tipos de concatenação acima.
public class Teste {
public static void main(String args[]) {
String texto = "Teste 01";
long inicio = System.nanoTime();
long diferenca;
//**********************************************
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto = texto+"Teste "+i;
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom soma +");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto.length());
inicio = System.nanoTime();
texto="";
//**********************************************
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto = texto.concat("Teste "+i);
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom concat");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto.length());
//**********************************************
StringBuilder texto2=new StringBuilder();
inicio = System.nanoTime();
for(int i=0;i<10000 br="" i=""> {
texto2.append("Teste "+i);
}
diferenca = System.nanoTime()-inicio;
System.out.printf("\n\nCom StringBuilder");
System.out.printf("\nTempo: %d ns",(diferenca));
System.out.printf("\nTamano: %d ns",texto2.toString().length());
}
}10000>10000>10000>
Saída:
Com soma +
Tempo: 293225120 ns
Tamano: 98898 ns
Com concat
Tempo: 23470066971 ns
Tamano: 98890 ns
Com StringBuilder
Tempo: 4156625 ns
Tamano: 98890 ns
Como foi possível ver o método com StringBuilder é muito mais rápido do que as outras maneiras.
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Como listar os arquivos em Java
O
principal objetivo deste post é explicar como é feita a listagem de
arquivos em um determinado diretório.
Para
a realizar a listagem será utilizada classe java.io.File.
Abaixo é possível ver o código funcionando.
Exemplo:
import
java.io.File;
public
class
LeitorArquivos {
public
static
void
main(String[] args)
{
File
file
= new
File("/tmp/teste");
//File
file = new File(“C:\\”); //Caso fosse em sistema windows
if(file.exists())
{
for(File
fileTmp:file.listFiles())
{
if(fileTmp.isDirectory())
{
System.out.println("Diretório:
"+fileTmp.getName());
}
else
{
System.out.println("Arquivo:
"+fileTmp.getName());
}
}
}
}
}
No
código acima é utilizado o método listFiles() de uma instãncia do
java.io.File, esse método tem a finalidade de retornar todos os
arquivos de um diretório que é referente na inicialização da da
instância do java.io.File (File
file
= new
File("/tmp/teste");).
quarta-feira, 24 de abril de 2019
Como verificar todos os indices de uma tabela no postgresql
Sintaxe:
SELECT indexname,indexdef FROM pg_indexes WHERE tablename='NOME_TABELA'
Onde:
Exemplo:
SELECT indexname,indexdef FROM pg_indexes WHERE tablename='tb_usuarios'
SELECT indexname,indexdef FROM pg_indexes WHERE tablename='NOME_TABELA'
Onde:
- NOME_TABELA - Nome da tabela a ter os indices consultados.
Exemplo:
SELECT indexname,indexdef FROM pg_indexes WHERE tablename='tb_usuarios'
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indice,
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sábado, 9 de março de 2019
Programando em Java - Váriaveis
Assim como em outras linguagens de programação uma variável é de suma
importância para use programar. A grosso modo uma váriavel nada mas é que dado guardado em um local da memória do computador para uso posterior.
Abaixo é possível ver alguns tipos de variaveis de , vale lembrar que existem vários tipos de variaveis em Java.
Exemplos 1:
int idade;
String nome;
String nome,cpf;
boolean isValido;
Boolean isCorreto;
Abaixo é possível ver alguns tipos de variaveis de , vale lembrar que existem vários tipos de variaveis em Java.
- boolean - Tipo boleano - Ex: true ou false
- char - Caracter - Ex: 'c' , 'A'
- double - Número Decimal - Ex: 2.2, 3.5
- int - Número inteiro - Ex: 1, 2, 3, 4, etc...
- String - Cadeia de caracteres - Ex: "Nome", "carro", "123".
Sintaxe:
tipo_variavel nome_variavel ;Onde:
- nome_variavel - O nome propriamente dito da variável.
- tipo_variavel - Tipo da variável (int,double,float, String, etc)
Exemplos 1:
int idade;
String nome;
String nome,cpf;
boolean isValido;
Boolean isCorreto;
sexta-feira, 8 de março de 2019
Programando em Java - Comentários
Os comentários são informações adicionais que são adicionadas ao código
para facilitar o entendimento do mesmo, os comentários não são exibidos
em tempo de execução do programa. Em Java são bem simples de serem feitos,
os mesmos podem ser em blocos ou linhas.
No em bloco é possível escrever mais que uma linha de comentário dentro do campo /* */ . Sendo que o mesmo é marcado com /* e terminado com */
Sintaxe:
/*
bloco_de_mentario
*/
Onde:
/* - Inicio do bloco de comentário.
*/ - Final do bloco de comentário
bloco_de_mentario - Comentário propriamente dito.
No estilo de comentário em linha é possível escrever o comentário apenas em uma linha continua.
Sintaxe:
//comentario 1
//comentario 2
Onde:
//- Marcador de comentário
comentario 1 - Comentário propriamente dito.
comentario 2 - Comentário propriamente dito.
package main;
/*Comentário
com
várias
linhas
*/
public class ClassePrincipal {
//Comentário de uma unica linha
public static void main(String args[]) {
System.out.println("Ola, Mundo!\n");
}
}
1º Comentário em bloco
No em bloco é possível escrever mais que uma linha de comentário dentro do campo /* */ . Sendo que o mesmo é marcado com /* e terminado com */
Sintaxe:
/*
bloco_de_mentario
*/
Onde:
/* - Inicio do bloco de comentário.
*/ - Final do bloco de comentário
bloco_de_mentario - Comentário propriamente dito.
2º Comentário em linhas
No estilo de comentário em linha é possível escrever o comentário apenas em uma linha continua.
Sintaxe:
//comentario 1
//comentario 2
Onde:
//- Marcador de comentário
comentario 1 - Comentário propriamente dito.
comentario 2 - Comentário propriamente dito.
Exemplo na prática.
Abaixo vamos ver o exemplo simples com utilização dos comentários.
package main;
/*Comentário
com
várias
linhas
*/
public class ClassePrincipal {
//Comentário de uma unica linha
public static void main(String args[]) {
System.out.println("Ola, Mundo!\n");
}
}
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segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Criando, Removendo e Renomeando pastas por linha de comando (windows)
Criando uma pastas
Sintaxe:
mkdir nome_pasta
Exemplo:
mkdir pastaTeste
Para criar várias pastas de uma única vez bastas colocar os nomes separadas por espaço.
Exemplo:
mkdir teste1 teste2 teste3
Renomeando uma pasta
move nome_orginal novo_nome
ExemplO;
move pastaTeste pastaXX
Movendo uma pasta
move nome_arquivo local_arquivo
Exemplo;
move pastaXX c:\teste\teste2
Removendo uma pasta
rmdir nome_pasta
Exemplo:
rmdir pastaXX
Como deixar todas letras maiscula (upper case) ou minusculas (lowercase) em Go (golang)
Para deixar todas letras de uma string maisculas (CAIXA ALTA) utilizamos o método strings.ToUpper(string) e para deixarmos todas letras minusculas utilizamos o strings.ToLower(string). Veja os exemplo abaixo:
package main
import ( "fmt"
"strings"
)
func main(){
nome:="MagusCode"
fmt.Println("\nOrignial: ")
fmt.Println(nome)
fmt.Println("\nTodas maiusculas: ")
fmt.Println(strings.ToUpper(nome))
fmt.Println("\nTodas minusculas: ")
fmt.Println(strings.ToLower(nome))
}
Saída:
Curso de Go Basico
package main
import ( "fmt"
"strings"
)
func main(){
nome:="MagusCode"
fmt.Println("\nOrignial: ")
fmt.Println(nome)
fmt.Println("\nTodas maiusculas: ")
fmt.Println(strings.ToUpper(nome))
fmt.Println("\nTodas minusculas: ")
fmt.Println(strings.ToLower(nome))
}
Saída:
Veja também:
Curso de Go Basico
Curso pratico de Java Básico
Programando em Java - Introdução
Objetivo
Esse é o primeiro de uma série de posts que viram a explicar uma maneira bem simples e pratica de como se programar em Java. Tentarei explicar da maneira mais simples através de exemplos como se programa em Java.
Pré requistos
- Ter o Java instalado em sua maquina.(Caso use o ubuntu linux pode usar esse tutorial)
- Ter o eclipse, Bluej, Netbeans ou alguma IDE de sua preferência instalado.
Introdução
Java é uma linguagem de programação orientada a objeto criado nos anos 90, na empresa Sun Microsystem. Hoje a mesma pertece da Oracle em 2008 quando a mesma comprou a Sun. Ao contrário de muitas lingugens existentes hoje o Java não é compilada em linguagem nativa da maquina, mas sim em um código intermediario que é interpretado pela maquina virtual java (JVM).
A sintaxe de Java é semelhante a C/C++, dentre algumas características podem citar:
- Orientação a Objeto
- Portabilidade independente da plataforma (pois roda ma JVM)
- Linguagem simples
- Dinamismo
- Distribuído
- Tipada
Primeiro programa em Java
A estrutura básica de um programa em java é:package nome_pacote;
public class Nome_Classe{
metodo() {
....
}
}
Abaixo vamos ver o exemplo simples do nosso primeiro programa em java:
package main;
public class ClassePrincipal {
public static void main(String args[]) {
System.out.println("Ola, Mundo!\n");
}
}
Onde:
package main - Nome do pacote onde seu programa está sendo criado.
public class ClassePrincipal - Em java todo código a ser executado deve estar dentro de uma classe.
public static void main(String args[]) - Função principal do programa. Todo programa em Go precisa ter uma função main, ela é o ponto de inicio de qualquer projeto feito nessa linguagem.
System.out.println("Ola, Mundo!\n") - Nesse trecho imprimimos algo na tela
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Programando em Go (Golang) - Interface
Em golang uma interface é uma coleção de assinaturas de métodos. Em golango para se utilizar um intreface basta apenas implementar os métodos contidas na mesma.
Sintaxe:
type nome_interface interface{
assinatura_metodo_1
assinatura_metodo_2
...
assinatura_metodo_n
}
Onde:
nome_interface - Nome da interface
assinatura_metodo_1 - Assinatura de um método.
assinatura_metodo_2 - Assinatura de um método.
package main
import ( "fmt"
"strings")
type impressao interface{
maiusculo() string
minusculo() string
}
type usuario struct{
nome, sobrenome string
}
type cidade struct{
nome, estado string
}
func (c cidade) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(c.nome)+" - "+strings.ToUpper(c.estado)
return retorno
}
func (c cidade) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(c.nome)+" - "+strings.ToLower(c.estado)
return retorno
}
func (u usuario) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(u.nome)+" "+strings.ToUpper(u.sobrenome)
return retorno
}
func (u usuario) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(u.nome)+" "+strings.ToLower(u.sobrenome)
return retorno
}
func main(){
cidade:= cidade{nome:"Lorena", estado:"São Paulo"}
usuario:= usuario{nome:"Robson", sobrenome:"Gomes"}
fmt.Println("\nDados da Usuario:\n")
fmt.Println(" ",usuario.maiusculo())
fmt.Println(" ",usuario.minusculo())
fmt.Println("\nDados da Cidade:\n")
fmt.Println(" ",cidade.maiusculo())
fmt.Println(" ",cidade.minusculo())
}
Como foi possível ver acima foi criado um programa que conta com a interface impressao:
type impressao interface{
maiusculo() string
minusculo() string
}
Nela é definida duas assinaturas de métodos simples, sendo que ambas retornam uma string. Logo os dois métodos são implementados pela estrutura usuario e cidade.
func (c cidade) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(c.nome)+" - "+strings.ToUpper(c.estado)
return retorno
}
func (c cidade) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(c.nome)+" - "+strings.ToLower(c.estado)
return retorno
}
func (u usuario) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(u.nome)+" "+strings.ToUpper(u.sobrenome)
return retorno
}
func (u usuario) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(u.nome)+" "+strings.ToLower(u.sobrenome)
return retorno
}
E a chamada as mesma é as mesmas são utilizadas no método main.
func main(){
cidade:= cidade{nome:"Lorena", estado:"São Paulo"}
usuario:= usuario{nome:"Robson", sobrenome:"Gomes"}
fmt.Println("\nDados da Usuario:\n")
fmt.Println(" ",usuario.maiusculo())
fmt.Println(" ",usuario.minusculo())
fmt.Println("\nDados da Cidade:\n")
fmt.Println(" ",cidade.maiusculo())
fmt.Println(" ",cidade.minusculo())
}
Abaixo é possível ver o resultado do método do programa acima:
Sintaxe:
type nome_interface interface{
assinatura_metodo_1
assinatura_metodo_2
...
assinatura_metodo_n
}
Onde:
nome_interface - Nome da interface
assinatura_metodo_1 - Assinatura de um método.
assinatura_metodo_2 - Assinatura de um método.
assinatura_metodo_N - Assinatura de um método.
Exemplo:
Exemplo:
package main
import ( "fmt"
"strings")
type impressao interface{
maiusculo() string
minusculo() string
}
type usuario struct{
nome, sobrenome string
}
type cidade struct{
nome, estado string
}
func (c cidade) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(c.nome)+" - "+strings.ToUpper(c.estado)
return retorno
}
func (c cidade) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(c.nome)+" - "+strings.ToLower(c.estado)
return retorno
}
func (u usuario) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(u.nome)+" "+strings.ToUpper(u.sobrenome)
return retorno
}
func (u usuario) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(u.nome)+" "+strings.ToLower(u.sobrenome)
return retorno
}
func main(){
cidade:= cidade{nome:"Lorena", estado:"São Paulo"}
usuario:= usuario{nome:"Robson", sobrenome:"Gomes"}
fmt.Println("\nDados da Usuario:\n")
fmt.Println(" ",usuario.maiusculo())
fmt.Println(" ",usuario.minusculo())
fmt.Println("\nDados da Cidade:\n")
fmt.Println(" ",cidade.maiusculo())
fmt.Println(" ",cidade.minusculo())
}
Como foi possível ver acima foi criado um programa que conta com a interface impressao:
type impressao interface{
maiusculo() string
minusculo() string
}
Nela é definida duas assinaturas de métodos simples, sendo que ambas retornam uma string. Logo os dois métodos são implementados pela estrutura usuario e cidade.
func (c cidade) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(c.nome)+" - "+strings.ToUpper(c.estado)
return retorno
}
func (c cidade) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(c.nome)+" - "+strings.ToLower(c.estado)
return retorno
}
func (u usuario) maiusculo() string{
retorno:=strings.ToUpper(u.nome)+" "+strings.ToUpper(u.sobrenome)
return retorno
}
func (u usuario) minusculo() string{
retorno:=strings.ToLower(u.nome)+" "+strings.ToLower(u.sobrenome)
return retorno
}
E a chamada as mesma é as mesmas são utilizadas no método main.
func main(){
cidade:= cidade{nome:"Lorena", estado:"São Paulo"}
usuario:= usuario{nome:"Robson", sobrenome:"Gomes"}
fmt.Println("\nDados da Usuario:\n")
fmt.Println(" ",usuario.maiusculo())
fmt.Println(" ",usuario.minusculo())
fmt.Println("\nDados da Cidade:\n")
fmt.Println(" ",cidade.maiusculo())
fmt.Println(" ",cidade.minusculo())
}
Abaixo é possível ver o resultado do método do programa acima:
Menu Principal
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Gerar número aletório em Go (golang)
Uma maneira bem simples de gerar um número inteiro aleatório em Go é a utilização da classe math/rand.
Para isso utilizamos o rand.Intn(max).
Sintaxe:
variavel = rand.Intn(MAX_VALUE)
Onde:
- variavel - Variavel na qual será guardado o valor gerado.
- MAX_VALUE - Valor máximo a ser gerado. (sendo que o mesmo não é incluso na geração. Ex: 25 gera de 0 a 24)
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
"math/rand"
)
func main(){
for i:=0;i<10;i++{<10 font="" i="">10>
randonInt := rand.Intn(25)
fmt.Println(randonInt)
}
}
Veja também:
Curso de Go Basico
O que é uma Exception em java ?
Uma Exception ou excessão é uma situação que acontece quando um programa foge em algum momento da maneira como ele deveria funcionar.
Por exemplo um NullPointerException acontece quando tentamos acessar alguma informação de dentro de um varável nula.
Exemplo:
....
public String getNome()
{
Usuario usuario;
usuario.getNome();
}
....
No caso acima é lançado um NullPointerExecpton, pois estamos tentando acessar um atributo de uma variável não instanciada ou seja fugimos do fluxo correto do funcionamento do sistema.
Exemplo 1 - Fazendo o tratamento com try/catch:
//Tratando com try/cath
...
....
public String getNome()
{
Usuario usuario;
try{
usuario.getNome();
}catch(Exception e){
// ...tratamento
usuario= new Usuario();
usuario.nome = "Sem nome";
}
}
....
Exemplo 2 - lançando a Exception par ao método que fez a chamada ao método problemático:
Por exemplo um NullPointerException acontece quando tentamos acessar alguma informação de dentro de um varável nula.
Exemplo:
....
public String getNome()
{
Usuario usuario;
usuario.getNome();
}
....
No caso acima é lançado um NullPointerExecpton, pois estamos tentando acessar um atributo de uma variável não instanciada ou seja fugimos do fluxo correto do funcionamento do sistema.
Como evitar uma excessão ?
Uma maneira de tratar uma provável Exception em java é fazer utilização do try /cath ou enviar a mesma para método que veio chamar o método que pode estorar a Exception atraves do throws.Exemplo 1 - Fazendo o tratamento com try/catch:
//Tratando com try/cath
...
....
public String getNome()
{
Usuario usuario;
try{
usuario.getNome();
}catch(Exception e){
// ...tratamento
usuario= new Usuario();
usuario.nome = "Sem nome";
}
}
....
Exemplo 2 - lançando a Exception par ao método que fez a chamada ao método problemático:
....
public String getNome() throws Exception
{
Usuario usuario;
usuario.getNome();
}
....
public String getNome() throws Exception
{
Usuario usuario;
usuario.getNome();
}
....
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Pausar a execução em go golang
Caso seja necessário dar uma pausa em uma execução de um programa em golang go por algum motivo, podemos utilizar o método Sleep da classe Time.
Sintaxe:
time.Sleep(tempo)
Exemplo:
package main
import (
"fmt"
"time"
)
func main() {
fmt.Printf("%v\n", time.Now())
time.Sleep(4 * time.Second)
fmt.Printf("%v\n", time.Now())
}
Como conectar no WhatsApp Web
Muitas vezes precisamos enviar arquivos ou simplesmente falar com mais tranqulidades sem que seja necessário ficar com o celular na mão. Uma maneira simples de usar o WhatsApp com uma pagina da web, para isso basta seguir os proximos passos.
1º Acesso site: https://web.whatsapp.com/
2º Abra o WhatsApp no seu smart phone e clique nos três pontinhos na parte superior direita.
3º Quando os três pontos forem clicados vai abrir um menu, neste basta escolher a opção WhatsApp Web.
4º Na proxima tela abrirá uma tela com camera, basta centralizar o qr code no centro da mesma, apontando para ele.(QR Code é quadrado branco e preto com o simbolo do whatsApp na primeira foto)
5º Assim que for reconhecido o QR Code abria o WhatsApp Web na pagina de internet que você abriu primeiramente.
1º Acesso site: https://web.whatsapp.com/
2º Abra o WhatsApp no seu smart phone e clique nos três pontinhos na parte superior direita.
3º Quando os três pontos forem clicados vai abrir um menu, neste basta escolher a opção WhatsApp Web.
4º Na proxima tela abrirá uma tela com camera, basta centralizar o qr code no centro da mesma, apontando para ele.(QR Code é quadrado branco e preto com o simbolo do whatsApp na primeira foto)
5º Assim que for reconhecido o QR Code abria o WhatsApp Web na pagina de internet que você abriu primeiramente.
Gerar numero alétório em java
Uma maneria bem simples de gera números aleatórios em java utilizar a classe java.util.Random. Abaixo vamos ver alguns exemplos.
Gerando número inteiros
Sintaxe:Random random = new Random();
random.nextInt(max_num)
Onde:
- max_num - Número maximo que podera ser gerado. (Ex: 40 seria de 0 a 40 os números gerados)
Com random .nextInt(max_num) será gerado um número entre zero e o max_num.
Exemplo:
import java.util.Random;
public class Teste {
public static void main(String args[]) {
Random rd = new Random();
for (int i = 0; i < 10; i++) {
System.out.println("" + rd.nextInt(40));
}
}
}
Saída:
25
17
9
25
13
6
27
11
23
25
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Converter decimal para hexadecimal em java
Uma maneira bem simples de converter decimal para hexadecimal em java é utilizando a classe Integer do próprio java.
Sintaxe:
String resultado = Integer.toHexString(numero_conversao);
Onde:
resultado - valor já convertido.
Integer.toHexStrin
Exemplo:
public class Teste {
public static void main(String args[]) {
String hexNumber = toHex(412);
System.out.println("" + hexNumber);
}
public static String toHex(int numero) {
return Integer.toHexString(numero);
}
}
Saída:
19c
Marcadores:
converter,
decimal,
hexadecimal,
java
sábado, 12 de janeiro de 2019
Como saber a quantidade de linhas retornada em uma query sql
Resumo
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Para descobrir quantas linhas tem em uma determinada tabela podemos utilizar o palavar chave count.
Sintaxe:
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Onde:
nome_tabela - É o nome da tabela da qual terá as linhas contadas.
Exemplo 1:
SELECT count(*) FROM Pessoas
Nesse exemplo seria retornado o total de linhas que existe na tabela Pessoa
Caso seja necessário é possivel adicionar filtros para contar o total de itens de acordo com o mesmo.
Exemplo 2:
SELECT count(*) FROM Pessoas WHERE sexo='m'
Nesse caso seria retornado o total de acordo com o filtro.
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Para descobrir quantas linhas tem em uma determinada tabela podemos utilizar o palavar chave count.
Sintaxe:
SELECT count(*) FROM nome_tabela
Onde:
nome_tabela - É o nome da tabela da qual terá as linhas contadas.
Exemplo 1:
SELECT count(*) FROM Pessoas
Nesse exemplo seria retornado o total de linhas que existe na tabela Pessoa
Caso seja necessário é possivel adicionar filtros para contar o total de itens de acordo com o mesmo.
Exemplo 2:
SELECT count(*) FROM Pessoas WHERE sexo='m'
Nesse caso seria retornado o total de acordo com o filtro.
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