Nesta aula abordaremos as estruturas responsáveis por realizar o controle de fluxo no Python. O controle de fluxo ajuda a controlar a sequencia de comandos executados por uma rotina. Como um código é sempre executado linha a linha o funcionamento do mesmo é linear, como o controle de fluxo é possível que o código tome certas escolhas e alguns procedimentos sejam executados ou não em uma ou mais vez.
Em Python o inicio do controle é feito através de uma palavra reservada e com o uso de dois pontos (:).
Os procedimentos do da estrutura de controle deve ser organizada dentro do recuo de um tab, essa primeira linha definirá o começo da estrutura e a quebra dessa indentação indicara o fim da mesma.
Exemplo:
Estrutura expressao :
acao1
acao2
acao3
Estrutura Condicional
A primeira estrutura do controle de fluxo que abordaremos é a "estrutura condicional", que é responsável pela tomada de decisão.
Ela avalia se uma determinada expressão, com resultado da mesma é tomada uma decisão ou não. Um exemplo em Python desse tipo de estrutura é o if-else.
If-Else(se/senão)
A estrutura if (se) avalia uma expressão, caso ela seja verdadeira, os procedimentos abaixo dela são executados. O else (senão) não é obrigatório, mas o mesmo pode ser adicionado para se executado caso a condição do if não seja verdadeira.
Sintaxe:
if expressa:
acao1
ou
if expressa:
acao1
else:
acao2
Exemplo:
idade=int(input('Sua idade: '))
if idade >= 18:
print('Você é de maior')
else:
print('Você é de menor')
Elif (senão)
Caso seja necessário mais que uma validação para além do else(senão) utiliza-se o elif.
Sintaxe:
if expressao:
acao1
elif expressao:
acao2
Exemplo:
numero=int(input('Dígite um número: '))
if numero > 8:
print('Maior que oito')
elif numero == 8:
print('O número é oito')
else:
print('O número é menor que oito')
Nenhum comentário:
Postar um comentário