terça-feira, 28 de junho de 2011

Desligar, reiniciar o windows através de linha de comando.


Introduçao
Assim como no Linux também é possivel desligar e reiniciar o computador no Windows através de linha de comando.


Abrindo o prompt de comando (terminal no windows)


Abra o console.


Iniciar> executar> cmd



Após abrir o terminal você poderá digitar os comando abaixo.



Desligar o computador


Sintaxe:

shutdown -s -t tempo_em_segundos -c "messagem"

-s - Para desligar o computador
-t - Para estimar o tempo em segundo para ação ser tomada.
tempo_em_segundos - Tempo propriamente dito
-c - Para atribuir mensagem ao desligar o pc.
"mensage" - Mensagem a ser exibida quando o computador executar a ação.



Exemplo:

shutdown -s -t 120 -c "O computador será desligado!"




Reiniciar o computador



Sintaxe:


shutdown -r -t tempo_em_segundos -c "messagem"

-r - Para reiniciar o computador
-t - Para estimar o tempo em segundo para ação ser tomada.
tempo_em_segundos - Tempo propriamente dito
-c - Para atribuir mensagem ao desligar o pc.
"mensage" - Mensagem a ser exibida quando o computador executar a ação.


Exemplo:



shutdown -r -t 120 -c "O computador será desligado!"






Anular desligamento ou reiniciar do computador




Sintaxe:


shutdown -a


Exemplo:





Observação: Vale salientar que para forçar uma das ações acima é só acrescentar a tag -f




4 comentários:

  1. Olá. Amigo estou fazendo uma manutenção em meu HD, de formato Raw para NTFS, logo que a análise concluir vou precisar dar reboot em meu computador, e aí o procedimento vai ser feito com o reboot, depois da correção ele vai iniciar o windows normalmente, fiz um bat com o seguinte comando "shutdown -s -f -t 60" e vou coloca-ló no inicializar para depois da manutenção ele possa desligar o PC ao iniciar o windows, porém quando eu retornar para minha casa e querer liga-ló normalmente gostaria de adicionar outro comando perguntando se eu gostaria de realmente de executar a tarefa com tempo no comando e se depois de terminado o tempo ele considerar Y, sim, para executar o comando, assim da próxima vez que eu liga-ló para uso normal, irei poder cancelar a ação, mas quando ele terminar o processo todo de manutenção, ele vai iniciar o Windows normalmente e desliga-ló em seguida. Como eu poderia colocar esse segundo comando. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. eu nao pos o tempo e meu pc ja nao esta a ligar mas fasso que

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Ajuda esses simples atalhos, vamos esquecendo

    ResponderExcluir